“A Prisioneira de Teerão”, Marina Neemat

APrisioneiraDeTeeraoSinopsis:
“Na tradição de livros como “Ler Lolita em Teerão” ou “O Menino de Cabul”, uma história de tirar o fôlego sobre o preço que uma rapariga iraniana teve de pagar pela sua liberdade … e pela vida.
Lê-se como um romance, mas a vida de Marina Nemat não se parece mesmo nada com um romance: 1982 foi um ano negro para o Irão. A guerra com o Iraque acendia-se e o novo regime do ayatola Khomeini já rivalizava com o do Xá em brutalidade. Eram perseguidos todos aqueles que se opunham à mão de ferro da revolução islámica fundamentalista. Marina, que pertencia a uma família católica, tinha apenas dezasseis anos quando, na escola, reclamou que tivessem substituído a aula de Matemática pela leitura do Corão e criticou o governo no jornal escolar.
Foi arrancada à família, presa, torturada e condenada à morte por traição, mas um dos seus carcereiros apaixonou-se loucamente por ela e conseguiu que a pena fosse comutada em prisão perpétua. Esse gesto, porém, tinha um preço…
Poéticas, apaixonantes e recheadas de graça e sensibilidade, estas memórias de Marina Nemat são ímpares. A sua busca de redenção emocional envolve os seus carcereiros, o seu marido e a sua família – e a todos ela oferece o maior dom de todos: o perdão.”

Comentarios:
¡¿Me puede alguien decir cómo es posible hacer eso a una NIÑA de 16 años?! ¿¿Presa política a los 16?? ¿¿Condenada a muerte a los 16?? ¿¿Cómo es posible?? Piensas que no vas a leer ninguna historia más cruel que la anterior, y de repente te encuentras con esto. Duro, muy duro…

Frases:
“Quem quer que criticasse o governo islâmico era acusado de criticar o Islão e, por conseguinte, de se opor a Deus”


De mi anterior blog “Leituras & Lecturas” ya desactivado.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s